Pesquisar

INFORMATICA AVANCADA   Categoria: Atividades Profissionais
Nível: Nível II - Médio
Ano de Introdução: 1991
Código: YOU7075
Instituição de Origem: Conferência Geral

Requisitos:

  1. Completar a especialidade Informática.
  2. Qual a definição dos seguintes termos:
    • Taxa de Bauds (Baud rate)
    • Chave seletora (Dip switch)
    • Base de dados
    • Processamento de texto
    • Nanosegundo
    • DOS
    • Modem interno
    • Modem externo
    • Periférico
    • Ausência do disco rígido
    • Um "K" de memória
    • Protetor de ecrã
    • Byte
    • Scanner
    • E-mail
    • Fonte
  3. Qual o trabalho dos seguintes profissionais ligados à informática:
    • Operador
    • Digitador
    • Programador
    • Analista de sistemas
    • Consultor
  4. Como se pode determinar quando o computador está a ler ou gravar numa disquete ou no disco rígido? Que precauções devem ser tomadas enquanto o computador realiza esta tarefa?
  5. Qual a diferença entre comunicação serie e paralela?
  6. O que significa um computador ser compatível?
  7. Que diferença legal há entre programas com as seguintes designações: domínio público, shareware e copyright?
  8. Realizar as seguintes tarefas num computador:
    • Limpar a ecrã do computador sem desligar em DOS.
    • Demonstrar o conteúdo de um disquete na tela de um computador.
    • Preparar uma disquete para ser usado num drive apropriado, formatar dando-lhe o nome de "Desbravadores".
    • Repetir o item acima, mas desta vez colocar os arquivos de sistema na disquete automaticamente, no momento em que o estiver a formatar
    • Demonstrar como verificar se há setores danificados num disquete ou no disco rígido.
    • Renomear um arquivo.
    • Copiar todo o conteúdo de uma disquete para outra, fazer uma cópia perfeita do original.
    • Demonstrar que completou o item anterior com sucesso, fazendo com que o computador "compare" os dois disquetes e demonstre que não há diferença entre os mesmos.
    • Demonstrar como copiar um arquivo num disco.
    • Demonstrar como apagar um arquivo de um disco.
  9. Pesquisar pelo menos quatro diferentes linguagens de computador para descobrir por que foram desenvolvidas, e para que tipo de aplicação são utilizadas. Escrever um relatório de 200 palavras sobre suas descobertas, ou apresentar um relatório oral de três minutos.
  10. Demonstrar fluência no uso e operação de 3 dos seguintes programas:
    • Processador de texto:
      • Escrever e imprimir cartas para pelo menos cinco pessoas diferentes, usando o mesmo texto, mas personalizando cada uma com o nome do destinatário (que deve aparecer na carta pelo menos 3 vezes).
      • Usar as seguintes funções do programa:
        • Justificar pelo lado direito
        • Centralizar título
        • Alterar margens e tamanho da página
        • Mover um parágrafo
        • Salvar
    • Programa de banco de dados:
      • Fazer uma lista de pelo menos 15 pessoas,com nome, morada, código postal, número de telefone, data de nascimento, e idade.
      • Ordenar e listar de forma que os nomes apareçam pela ordem alfabética, pela ordem numérica de código postal, por ordem crescente de idade, e por dia de aniversário. Imprimir cada lista.
    • Programa de contabilidade:
      • Fazer uma fatura e imprimir valores a receber
      • Imprimir faturas e cheques de contas a pagar
      • Registar dados e relatórios financeiros no livro de balanço
    • Programa de edição de texto:
      • Preparar três páginas de texto, com duas colunas cada, e pelo menos quatro gráficos feitos em computador, duas fontes diferentes e título.
    • Programa de folha de cálculo:
      • Demonstrar como acrescentar colunas, eliminar colunas, fazer um cálculo em determinada célula, salvar e imprimir.
      • Adicionar as colunas A e B, dividir a soma pela coluna C, e colocar a resposta na coluna D.
    • Programa educacional:
      • Ensinar qualquer aluno da 1ª à 4ª classe a operar satisfatoriamente um programa projetado para sua faixa etária.
  11. Visitar o departamento de informática de qualquer empresa, ou convidar alguém que trabalha neste departamento a visitar sua sala de aula, ou clube.
    Reúna, no mínimo, a seguinte informação:
    • Que tipo de computadores são usados?
    • Em que tipo de aplicações os computadores são usados nesta empresa?
    • Os computadores estão interligados? Como?
    • Como a empresa faz manutenção, mudanças e melhorias (upgrade) em seus hardware e software?
    • Que porcentagem ou valor do orçamento da empresa é alocada para compra e manutenção de computadores?
    • Que procedimentos de segurança (como a cópia de segurança, backup) são utilizados?
    • Que formação é necessária e/ou útil para uma carreira na área de informática?

Todas Atividades Profissionais

Nível-I Atividades Profissionais

Nível-II Atividades Profissionais

Nível-III Atividades Profissionais

Visitantes em linha

Temos 89 visitantes e 0 membros em linha

Estatísticas

Acessos a Artigos
3881692