Pesquisar

INVERTEBRADOS MARINHOS   Categoria: Natureza
Nível: Nível II - Médio
Ano de Introdução: 1956
Código: YOU5950  
Instituição de Origem: Conferência Geral 

Requisitos:

  1. Ser capaz de identificar pelo menos um exemplo de quinze dos animais marinhos a seguir:
    • Tunicado
    • Anêmona
    • Quitina
    • Heremita
    • Estrela quebradiça ou estrela-serpente
    • Ouriço do mar
    • Briozoário
    • Anafita (macruso)
    • Estrela-do-mar comum
    • Mexilhão
    • Medusa 
    • Ostra
    • Anfípode
    • Esponja
    • Corrupio
    • Coral
    • Caranguejo
  2. Fazer uma coleção de pelo menos nove animais do litoral, incluindo os seguintes:
    • três tipos de caranguejos
    • um tipo de estrela do mar
    • quaisquer outros cinco animais relacionados no item1. Animais de corpo duro, como os caranguejos, estrelas-do-mar e quitina podem ser mortos numa solução com 5% de formol ou uma solução de 70% de álcool, e depois podem ser colocados para secar perto de um fogo. O sol faz com que as cores desbotem. Animais de corpo mole precisam ser mantidos numa solução de 3% de formol ou solução de 70% de álcool. Se a formatina for usada no lugar do formol, as porcentagens acima devem ser dobradas.
  3. Descrever os processos a seguir:
    • Movimento de natação de uma medusa
    • Método usado pela anêmona para capturar alimento
    • A corrida de um caranguejo
    • Como a estrela-do-mar digere um mexilhão ou ostra quando tem uma abertura bucal tão pequenina?
  4. Mencionar quatro animais de maré baixa, e dois de maré alta.
  5. Responder as seguintes perguntas sobre relacionamentos:
    • Que relação os caranguejos e anatifos têm com os insetos?
    • Que relação o tunicado tem com o homem?
    • Mencionar um comum habitante da terra que tem relação com o mexilhão.
    • O polvo pertence ao filo Mollusca. Que dois animais alistados no item 1 relacionam-se com o polvo?
    • A estrela do mar, a holotúria e o ouriço do mar pertencem ao filo Echinodermata. Por quê? (Dica: descubra o que significa “echinodermata”)
  6. Apresentar um relatório oral sobre duas das atividades a seguir:
    • Visitar a praia à noite, e com uma lanterna, observar as atividades de animais na areia e na água. Prestar atenção às milhares de plantas e animais visíveis quando o facho de luz é dirigido à água. Esses organismos minúsculos são chamados de plâncton.
    • Passar um tecido ou uma rede específica para plâncton pela água, e observar através de um microscópio os muitos animais e plantas minúsculos que virão na rede.
    • Selecionar três espécimes do item 1 que são economicamente importantes. Explicar o por quê.

Todas Natureza

Nível-I Natureza

Nível-II Natureza

Nível-III Natureza

Visitantes em linha

Temos 104 visitantes e 0 membros em linha

Estatísticas

Acessos a Artigos
3888698