Pesquisar

SANGUE E SISTEMA IMUNITARIO   Categoria: Saúde e Ciência
Nível: Nível II - Médio
Ano de Introdução: 2000
Código: 
Instituição de Origem: Conferência Geral 

Requisitos:

  1. Ter a especialidade de Microscopia.
  2. Indicar os dois principais constituintes do sangue, assim como a sua percentagem normal.
  3. Nomear e desenhar sete tipos de células sanguíneas. Indicar a função de cada uma.
  4. Observar sangue humano no microscópio.
    Contar 100 Leucócitos, e desenhar um gráfico que revele o número de cada um dos cinco tipos encontrados.
    Qual o tipo mais comum e o menos comum?
  5. Realizar uma das seguintes actividades e apresentar um relatório:
    • Observar uma colheita de sangue feita por um profissional de saúde;
    • Observar a circulação sanguínea em vasos capilares, em vídeo;
    • Visitar um laboratório de análises clínicas;
    • Visitar um banco de sangue.
  6. Quais são os dois gases transportados pelas células sanguíneas?
    Explicar porque o sangue aparenta ser azul ou verde nas veias, mas quando há um corte, ele flui de cor vermelha.
    Explicar o porquê de uma carência em ferro na dieta, poder causar alteração na coloração do sangue.
  7. Explicar o mecanismo de coagulação do sangue quando ocorre uma ferida.
    Como ajudam os primeiros socorros neste processo?
  8. O que significa ser dador de sangue?
    Se possível, conhecer o teu grupo sanguíneo.
    Que tipos de sangue te podem ser dados?
    Que tipos de sangue não te podem ser dados? Porquê?
  9. Conhecer duas histórias bíblicas nas quais esteja envolvido o sangue.
    Do que conheces acerca do sangue, porque pensas que a Bíblia o apresenta como um símbolo do poder salvador de Deus?
  10. Enumerar dez hábitos de vida saudáveis que podem ajudar o teu corpo a permanecer saudável e a lutar contra a infecção.
    Encontrar uma referência no espírito de profecia que suporte cada um.
    Manter um registo durante três semanas, do número de vezes que praticas cada um desses hábitos de vida.
  11. Definir cada um dos seguintes termos relacionados com o mecanismo de defesa do organismo: imunologia, inflamação, anticorpo, células memória, imunidade, vacina, alergia, histamina e anti-histamínico.
  12. A Urtiga (Urtica dioica) e o Pinheiro (Pinus pinaster) são plantas encontradas por Desbravadores com alguma frequência.
    Saber identificá-las e como evitar reacções alérgicas às mesmas. O que fazer em caso de reacção alérgica a estas plantas?
  13. Elaborar uma lista, o mais completa possível, das doenças infecciosas que já tiveste.
    A quais estás imune? Explicar porquê.
  14. Elaborar uma lista das vacinas que já te foram administradas e indicar quando deves ser vacinado novamente.
  15. Escrever um texto acerca de uma doença infecciosa à escolha (pelo menos 250 palavras).
  16. O que é SIDA? Como se transmite? Existe cura? Porque é tão devastadora?
  17. Encontrar três referências bíblicas à limpeza, controle ou propagação de doenças.

Todas Saúde e Ciência

Nível-I Saúde e Ciência

Nível-II Saúde e Ciência

Nível-III Saúde e Ciência

Visitantes em linha

Temos 67 visitantes e 0 membros em linha

Estatísticas

Acessos a Artigos
3890753