ESPECIALIDADES
CULTURA MAORI
REQUISITOS:
- Defina os seguintes termos comumente usados:
- Marae
- Powhiri
- Karakia
- Mate
- Waiata
- Korero
- Haka
- Kuia
- Tane
- Wero
- Mana
- Manuhiri
- Hongi
- Hui
- Poroporoaki
- Whanau
- Tangi
- Aroha
- Whakairo
- Koro
- Kaumatua
- Wahine
- Mihi
- Whaikorero
- Tangata whenua
- Taonga
- Faça o seguinte:
- Desenhe ou trace um mapa do mundo e mostre com setas as direcções de assentamento da polinésia.
- Desenhe ou traçe um mapa do mundo e mostre com setas as direções de assentamento da polinésia.
- De onde os Maoris consideram ter vindo para a Nova Zelândia?
- Explique o que é o mito da Grande Migração. Quem foi o criador do mito?
Quais foram as canoas que chegaram nessa migração e de onde eles vieram? - Desenhe ou traçar um mapa da Nova Zelândia, mostrando todas as principais áreas tribais, e desenhe uma canoa para cada uma. (SIC)
- Porque motivo Rangitoto foi baptizada de “Rangitoto”?
- Visite uma marae com um grupo que tenha sido chamado para uma hui.
Faça um relatório sobre os eventos que ocorreram desde o momento que você chega no marae ao tempo de sai.
Indique o nome do Marae, da localidade, e da tribo à qual está associada. - Relate sucintamente os costumes observados em cada um dos seguintes eventos:
- Encontro
- Tempos de refeição
- Discursos
- Recolha para dormir
- Quais são as duas religiões Maori atualmente em uso e quais são algumas de suas características?
- Descreva sucintamente a história Maori da criação.
- Resumidamente delinear a história do adventismo do sétimo dia entre o povo Maori.
- Qual é a atitude Maori relativamente à religião em geral?
- Faça um painel de amostra tukutuku (aproximadamente 30 centímetros x 30 centímetros) ou um tipare ou uma cesta pequena de linho.
- Saiba como cumprimentar correctamente as pessoas em:
- Maori
- Hongi
- Quais eram os cinco passatempos diferentes apreciados pelas crianças Maori em épocas anteriores?
- Aprenda a fazer três figuras de corda e andar em pernas de pau.
- Visite um antigo local PA, na sua localidade e faça um breve relatório escrito sobre o que poderia ver.
CATEGORIA
ARTES E OFÍCIOS
NÍVEL
NÍVEL I
ANO DE INTRODUÇÃO
1994
CÓDIGO
—
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM
DIVISÃO PACÍFICO SUL (SPD)