ESPECIALIDADES

CULTURA MAORI

REQUISITOS:

  1. Defina os seguintes termos comumente usados:
    • Marae
    • Powhiri
    • Karakia
    • Mate
    • Waiata
    • Korero
    • Haka
    • Kuia
    • Tane
    • Wero
    • Mana
    • Manuhiri
    • Hongi
    • Hui
    • Poroporoaki
    • Whanau
    • Tangi
    • Aroha
    • Whakairo
    • Koro
    • Kaumatua
    • Wahine
    • Mihi
    • Whaikorero
    • Tangata whenua
    • Taonga
  2. Faça o seguinte:
    • Desenhe ou trace um mapa do mundo e mostre com setas as direcções de assentamento da polinésia.
    • Desenhe ou traçe um mapa do mundo e mostre com setas as direções de assentamento da polinésia.
    • De onde os Maoris consideram ter vindo para a Nova Zelândia?
    • Explique o que é o mito da Grande Migração. Quem foi o criador do mito?
      Quais foram as canoas que chegaram nessa migração e de onde eles vieram?
    • Desenhe ou traçar um mapa da Nova Zelândia, mostrando todas as principais áreas tribais, e desenhe uma canoa para cada uma. (SIC)
    • Porque motivo Rangitoto foi baptizada de “Rangitoto”?
  3. Visite uma marae com um grupo que tenha sido chamado para uma hui.
    Faça um relatório sobre os eventos que ocorreram desde o momento que você chega no marae ao tempo de sai.
    Indique o nome do Marae, da localidade, e da tribo à qual está associada.
  4. Relate sucintamente os costumes observados em cada um dos seguintes eventos:
    • Encontro
    • Tempos de refeição
    • Discursos
    • Recolha para dormir
  5. Quais são as duas religiões Maori atualmente em uso e quais são algumas de suas características?
    • Descreva sucintamente a história Maori da criação.
    • Resumidamente delinear a história do adventismo do sétimo dia entre o povo Maori.
    • Qual é a atitude Maori relativamente à religião em geral?
  6. Faça um painel de amostra tukutuku (aproximadamente 30 centímetros x 30 centímetros) ou um tipare ou uma cesta pequena de linho.
  7. Saiba como cumprimentar correctamente as pessoas em:
    • Maori
    • Hongi
  8. Quais eram os cinco passatempos diferentes apreciados pelas crianças Maori em épocas anteriores?
    • Aprenda a fazer três figuras de corda e andar em pernas de pau.
  9. Visite um antigo local PA, na sua localidade e faça um breve relatório escrito sobre o que poderia ver.
CATEGORIA

ARTES E OFÍCIOS

NÍVEL

NÍVEL I

ANO DE INTRODUÇÃO

1994

CÓDIGO

INSTITUIÇÃO DE ORIGEM

DIVISÃO PACÍFICO SUL (SPD)