ESPECIALIDADES

INTERNET

REQUISITOS:

  1. Defina os seguintes termos:
    • Internet
    • World Wide Web (WWW)
    • Sala de Chat ou Redes Sociais
    • Download
    • Upload
    • site
    • Virus*
  2.  Definir os seguintes termos e dar exemplos de cada um:
    • Email
    • Web browser
    • IRC / cliente IM (Mensagens instantâneas)
    • Streaming
    • Motor de Busca e Catálogos de recursos
    • O software antivírus
    • Firewall
  3. Conclua um dos seguintes procedimentos:
    • Resuma em cerca de 250 a 300 palavras a história da Internet.
    • Faça uma apresentação de 2 a 3 minutos sobre a história da internet. Independentemente da opção escolhida, inclua data / eventos que estiveram na sua origem, os acontecimentos importantes, o nascimento e crescimento de navegadores da web (como o Mosaic, Netscape, Internet Explorer) e que está a ser feito nos dias de hoje. Lembre-se, não é uma história dos computadores, mas sim uma breve história da Internet. Deve listar pelo menos dois recursos on-line a partir dos quais encontrou informações relevantes para o seu relatório.
  4. Por que é um software antivírus é importante? Inclua na sua resposta:
    • Quais são algumas maneiras que de se receber vírus ‘através da Internet?
    • Em que medida é importante ter software antivírus actualizado para manter o seu computador e arquivos seguros?
    • Como não pode ter protecção pode levar a compartilhar vírus com outros utilizadores e amigos? Que mal pode fazer um vírus ao seu computador ou para computadores de outras pessoas?
  5. De que forma um Filterware / Controlo Parental (programas como o Net Nanny ™ ou AOL Parental Control) podem ajudar a proteger a sua família? Com sua família, desenvolver e assinar um Acordo de utilização de Internet, incluindo os seguintes elementos:
    • Nunca revele informações pessoais
    • Lembre-se de que as pessoas podem não ser quem dizem ser
    • Nunca encontrar com um amigo on-line na vida real, pela primeira vez sem a presença dos pais
    • Nunca responda a provocações
    • Pare imediatamente se vir ou ler qualquer coisa que o perturbe.
    • Defina quanto tempo, cada membro da família pode gastar na internet por semana. Definir limites que incentivem a disponibilização de tempo para a família, trabalhos de casa, e outras actividades da família necessárias.
    • Tipos de sites que são aceitáveis / inaceitável para ver.
    • Quais são os princípios que sua família vai usar para determinar o que são aceitáveis? Baseie esses princípios sobre a Bíblia.
  6. Mostre sua capacidade de navegar na internet, demonstrando o seguinte:
    • Visite pelo menos três sites diferentes (nomes de domínio distintos). Imprima ou mostrar a primeira página de cada local ao seu instrutor.
    • Demonstre sua capacidade de usar um motor de busca para encontrar um site da Bíblia online. Ir para o site, procurar, pelo menos, três textos diferentes de memória da Bíblia em 3 versões diferentes, e imprimir ou mostrar seus resultados ao seu instrutor.
    • Encontre 3 sites criados pelo Igreja Adventista do Sétimo Dia. Imprima ou mostre a primeira página de cada sítio ao seu instrutor.
    • Baixar um arquivo compactado a partir da Internet (tar, zip, etc.) para o disco rígido e descomprima-o utilizando o programa adequado.
  7. Demonstre sua capacidade de usar e-mail, demonstrando o seguinte ao seu instrutor. (Se necessário, crie uma conta de e-mail, com um nome de usuário e uma senha distintos):
    • Criar e enviar e-mail
    • Receber e baixar e-mail
    • Baixar / ver um anexo
    • Conheça 5 princípios da utilização do email com segurança
  8. Memorize Filipenses 4:8. Como é que este texto bíblico guia o uso cristão da internet?

* Ao longo desta insígnia, o termo “vírus” representa o vírus tradicional, bem como trojans, worms e outros códigos maliciosos.

CATEGORIA

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

NÍVEL

NÍVEL II

ANO DE INTRODUÇÃO

2006

CÓDIGO

INSTITUIÇÃO DE ORIGEM

DIVISÃO NORTE AMERICANA (NAD)