ESPECIALIDADES
INTERNET
REQUISITOS:
- Defina os seguintes termos:
- Internet
- World Wide Web (WWW)
- Sala de Chat ou Redes Sociais
- Download
- Upload
- site
- Virus*
- Definir os seguintes termos e dar exemplos de cada um:
- Web browser
- IRC / cliente IM (Mensagens instantâneas)
- Streaming
- Motor de Busca e Catálogos de recursos
- O software antivírus
- Firewall
- Conclua um dos seguintes procedimentos:
- Resuma em cerca de 250 a 300 palavras a história da Internet.
- Faça uma apresentação de 2 a 3 minutos sobre a história da internet. Independentemente da opção escolhida, inclua data / eventos que estiveram na sua origem, os acontecimentos importantes, o nascimento e crescimento de navegadores da web (como o Mosaic, Netscape, Internet Explorer) e que está a ser feito nos dias de hoje. Lembre-se, não é uma história dos computadores, mas sim uma breve história da Internet. Deve listar pelo menos dois recursos on-line a partir dos quais encontrou informações relevantes para o seu relatório.
- Por que é um software antivírus é importante? Inclua na sua resposta:
- Quais são algumas maneiras que de se receber vírus ‘através da Internet?
- Em que medida é importante ter software antivírus actualizado para manter o seu computador e arquivos seguros?
- Como não pode ter protecção pode levar a compartilhar vírus com outros utilizadores e amigos? Que mal pode fazer um vírus ao seu computador ou para computadores de outras pessoas?
- De que forma um Filterware / Controlo Parental (programas como o Net Nanny ™ ou AOL Parental Control) podem ajudar a proteger a sua família? Com sua família, desenvolver e assinar um Acordo de utilização de Internet, incluindo os seguintes elementos:
- Nunca revele informações pessoais
- Lembre-se de que as pessoas podem não ser quem dizem ser
- Nunca encontrar com um amigo on-line na vida real, pela primeira vez sem a presença dos pais
- Nunca responda a provocações
- Pare imediatamente se vir ou ler qualquer coisa que o perturbe.
- Defina quanto tempo, cada membro da família pode gastar na internet por semana. Definir limites que incentivem a disponibilização de tempo para a família, trabalhos de casa, e outras actividades da família necessárias.
- Tipos de sites que são aceitáveis / inaceitável para ver.
- Quais são os princípios que sua família vai usar para determinar o que são aceitáveis? Baseie esses princípios sobre a Bíblia.
- Mostre sua capacidade de navegar na internet, demonstrando o seguinte:
- Visite pelo menos três sites diferentes (nomes de domínio distintos). Imprima ou mostrar a primeira página de cada local ao seu instrutor.
- Demonstre sua capacidade de usar um motor de busca para encontrar um site da Bíblia online. Ir para o site, procurar, pelo menos, três textos diferentes de memória da Bíblia em 3 versões diferentes, e imprimir ou mostrar seus resultados ao seu instrutor.
- Encontre 3 sites criados pelo Igreja Adventista do Sétimo Dia. Imprima ou mostre a primeira página de cada sítio ao seu instrutor.
- Baixar um arquivo compactado a partir da Internet (tar, zip, etc.) para o disco rígido e descomprima-o utilizando o programa adequado.
- Demonstre sua capacidade de usar e-mail, demonstrando o seguinte ao seu instrutor. (Se necessário, crie uma conta de e-mail, com um nome de usuário e uma senha distintos):
- Criar e enviar e-mail
- Receber e baixar e-mail
- Baixar / ver um anexo
- Conheça 5 princípios da utilização do email com segurança
- Memorize Filipenses 4:8. Como é que este texto bíblico guia o uso cristão da internet?
* Ao longo desta insígnia, o termo “vírus” representa o vírus tradicional, bem como trojans, worms e outros códigos maliciosos.
CATEGORIA
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
NÍVEL
NÍVEL II
ANO DE INTRODUÇÃO
2006
CÓDIGO
—
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM
DIVISÃO NORTE AMERICANA (NAD)