ESPECIALIDADES
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
REQUISITOS:
- Qual a diferença entre ecologia e conservação ambiental?
- Escreve uma composição com 500 palavras sobre como o aumento demográfico mundial ameaça a nossa existência na terra.
- O que é que significa o termo “morte” de um lago ou rio? Existe na tua zona um lago ou um rio que esteja classificado como “morto”?
- Faz uma pequena investigação num riacho existente na tua zona ou perto de tua casa. Verifica se encontras as seguintes situações:
- Sinais de Pureza
- Abundância de pequenos peixes
- Limpidez da água e com um cheiro agradável
- Bancos de vegetação junto das margens do riacho
- Existência de pequenos tufos de algas verdes (verde claro)
- Existência de algumas plantas aquáticas como a taboa, erva do campo ou pontedéria.
- presença de tartarugas nos cursos de água
- Caranguejos debaixo das pedras nos riachos
- Crescimento de ervas daninhas nas margens indicando a estabilidade do nível da água.
- Sinais de Deteorização e Morte
- Uma grande quantidade de algas verdes azuladas (uma cor verde escura)
- Margens marcadas por nível de água durante as chuvas
- Cheiro da água em putrefação
- A presença de espuma de sabão na água
- Lixo nas margens e dentro da água, perto das margens
- Água repleta de sedimentos
- Ausência de insetos aquáticos e peixes
- Presença de esgoto
- Presença de óleo à superfície da água
- Ausência de salamandras e rãs sob as pedras do riacho
- Depósito ou fábricas derramam resíduos nas águas do riacho
- Sinais de Pureza
- Se o riacho mostrar alguns sinais de morte como foi em cima indicado, faz alguma coisa para que ele seja limpo. Fala com as pessoas responsáveis. A maior parte das pessoas não pensa nestas coisas e ficam satisfeitos em cooperar na resolução dessa situação. Organiza um grupo de jovens para te ajudar a limpar o lixo existente no riacho. Pede ajuda a empresas ou a comerciantes para transportarem o lixo e ajudar a vossa campanha.
- Visita uma lixeira para veres como é tratado o lixo: Descobre:
- Quantas toneladas de lixo são descarregadas diariamente? Anualmente?
- Que tentativas são feitas para se reciclar parte desse lixo?
- Parte do lixo é queimada, ou é todo enterrado?
- Qual é o custo, por pessoa, por ano, para tratar do lixo na sua cidade?
- O que acontece com os carros que não servem mais para nada na sua região?
- Visitar uma estação de tratamento próxima. Desenhar um diagrama detalhado do que acontece ao lixo líquido e sólido, do momento em que entram na estação de tratamento, até saírem. Em que estado sai o lixo? Há qualquer outra utilidade para este lixo?
- Se possível, visitar uma estação de purificação de água. Construir um diagrama dos passos para a purificação da água, do momento em que entra na estação de tratamento até sair para ser distribuído em residências e estabelecimentos comerciais.
Através da leitura e discussão com funcionários da estação de tratamento, determinar se as fontes de água do futuro serão suficientes para a procura. - Ler e escrever um resumo de um livro sobre questões do meio ambiente.
- O que são espécies raras e em perigo de extinção? Descobrir que esforços estão a ser feitos para proteger tais espécies em sua região. O que pode fazer para ajudar?
- Escrever uma redação de 300 – 500 palavras sobre suas ideias.
CATEGORIA
NATUREZA
NÍVEL
NÍVEL II
ANO DE INTRODUÇÃO
1973
CÓDIGO
5510
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM
CONFERÊNCIA GERAL