ESPECIALIDADES

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

REQUISITOS:

  1. Qual a diferença entre ecologia e conservação ambiental?
  2. Escreve uma composição com 500 palavras sobre como o aumento demográfico mundial ameaça a nossa existência na terra.
  3. O que é que significa o termo “morte” de um lago ou rio? Existe na tua zona um lago ou um rio que esteja classificado como “morto”?
  4. Faz uma pequena investigação num riacho existente na tua zona ou perto de tua casa. Verifica se encontras as seguintes situações:
    • Sinais de Pureza
      • Abundância de pequenos peixes
      • Limpidez da água e com um cheiro agradável
      • Bancos de vegetação junto das margens do riacho
      • Existência de pequenos tufos de algas verdes (verde claro)
      • Existência de algumas plantas aquáticas como a taboa, erva do campo ou pontedéria.
      • presença de tartarugas nos cursos de água
      • Caranguejos debaixo das pedras nos riachos
      • Crescimento de ervas daninhas nas margens indicando a estabilidade do nível da água.
    • Sinais de Deteorização e Morte
      • Uma grande quantidade de algas verdes azuladas (uma cor verde escura)
      • Margens marcadas por nível de água durante as chuvas
      • Cheiro da água em putrefação
      • A presença de espuma de sabão na água
      • Lixo nas margens e dentro da água, perto das margens
      • Água repleta de sedimentos
      • Ausência de insetos aquáticos e peixes
      • Presença de esgoto
      • Presença de óleo à superfície da água
      • Ausência de salamandras e rãs sob as pedras do riacho
      • Depósito ou fábricas derramam resíduos nas águas do riacho
  5. Se o riacho mostrar alguns sinais de morte como foi em cima indicado, faz alguma coisa para que ele seja limpo. Fala com as pessoas responsáveis. A maior parte das pessoas não pensa nestas coisas e ficam satisfeitos em cooperar na resolução dessa situação. Organiza um grupo de jovens para te ajudar a limpar o lixo existente no riacho. Pede ajuda a empresas ou a comerciantes para transportarem o lixo e ajudar a vossa campanha.
  6. Visita uma lixeira para veres como é tratado o lixo: Descobre:
    • Quantas toneladas de lixo são descarregadas diariamente? Anualmente?
    • Que tentativas são feitas para se reciclar parte desse lixo?
    • Parte do lixo é queimada, ou é todo enterrado?
    • Qual é o custo, por pessoa, por ano, para tratar do lixo na sua cidade?
    • O que acontece com os carros que não servem mais para nada na sua região?
  7. Visitar uma estação de tratamento próxima. Desenhar um diagrama detalhado do que acontece ao lixo líquido e sólido, do momento em que entram na estação de tratamento, até saírem. Em que estado sai o lixo? Há qualquer outra utilidade para este lixo?
  8. Se possível, visitar uma estação de purificação de água. Construir um diagrama dos passos para a purificação da água, do momento em que entra na estação de tratamento até sair para ser distribuído em residências e estabelecimentos comerciais.
    Através da leitura e discussão com funcionários da estação de tratamento, determinar se as fontes de água do futuro serão suficientes para a procura.
  9. Ler e escrever um resumo de um livro sobre questões do meio ambiente.
  10. O que são espécies raras e em perigo de extinção? Descobrir que esforços estão a ser feitos para proteger tais espécies em sua região. O que pode fazer para ajudar?
  11. Escrever uma redação de 300 – 500 palavras sobre suas ideias.
CATEGORIA

NATUREZA

NÍVEL

NÍVEL II

ANO DE INTRODUÇÃO

1973

CÓDIGO

5510

INSTITUIÇÃO DE ORIGEM

CONFERÊNCIA GERAL