ESPECIALIDADES

RIOS E CORRENTES DE ÁGUA

REQUISITOS:

  1. O que distingue os rios e córregos de outros biomas aquosos?
  2. Defina os seguintes termos:
    • Rio
    • Corrente
    • Riacho
    • Ribeiro
    • Regato
    • Afluente
    • Foz
    • Estuário
    • Nascente
    • Bacias Hidrográficas
    • Divisão Continental
    • Queda de água
    • Cascata
    • Água-Brava
    • Lodo
    • Alluvium
    • Cone de enxurrada
    • Detrito s. Ribeirinho
  3. Explique três diferenças entre a água na nascente e na foz de um rio. Dê exemplos de algumas espécies encontradas em cada lugar.
  4. Identificar num mapa os principais rios em seu continente. Conhecer pelo menos 5 dos exploradores, que tenham explorado um dos rios. Leia uma história sobre um dos exploradores.
  5. O que é uma lagoa marginal? Descreva como é formada.
  6. Liste pelo menos cinco peixes, que vivem em um rio ou riacho.
  7. Liste pelo menos cinco plantas, que vivem na água, ao longo de um rio ou riacho.
  8. Relacione pelo menos cinco aves que vivam num rio, ou nas suas imediações.
  9. Liste pelo menos cinco mamíferos, que vivem na água ou ao longo do curso de rio ou riacho.
  10. Faça um relatório apresente oralmente a história de uma espécie de planta ou animal introduzida neste bioma. Incluir de onde ela veio, os problemas que ela causa e que medidas estão a ser tomadas para reduzir / eliminar o dano.
  11. Descreva uma espécie nativa desse bioma que está ameaçada, em vias de extinção ou extinta. Incluir algumas causas que contribuem para este facto.
  12. Cante uma canção sobre um rio ou riacho.
  13. Leia sobre o “Rio da Vida” mencionado na Bíblia.
  14. Desenvolver ou ler uma lição objectiva sobre um rio e conta-a como um louvor de Desbravador, uma história para crianças ou outro método aceitável aprovado por um instrutor.
  15. Faça pelo menos duas das seguintes actividades relacionadas com rios e riachos:
    • Fotografar ou desenhar os organismos encontrados em amostras de água que tenha recolhido de um riacho.
    • Caminhe ao longo de um riacho e liste as plantas e animais que observar.
    • Visite uma grande cascata ou barragem, bem como explicar a dificuldade que esta representa para a vida selvagem.
    • Recolher o lixo ao longo de um rio ou riacho.
    • Produzir um vídeo informativo com uma duração de 60 segundos sobre algo relativo a estes biomas.
CATEGORIA

NATUREZA

NÍVEL

NÍVEL II

ANO DE INTRODUÇÃO

2012

CÓDIGO

INSTITUIÇÃO DE ORIGEM

DIVISÃO NORTE AMERICANA (NAD)