ESPECIALIDADES
RIOS E CORRENTES DE ÁGUA
REQUISITOS:
- O que distingue os rios e córregos de outros biomas aquosos?
- Defina os seguintes termos:
- Rio
- Corrente
- Riacho
- Ribeiro
- Regato
- Afluente
- Foz
- Estuário
- Nascente
- Bacias Hidrográficas
- Divisão Continental
- Queda de água
- Cascata
- Água-Brava
- Lodo
- Alluvium
- Cone de enxurrada
- Detrito s. Ribeirinho
- Explique três diferenças entre a água na nascente e na foz de um rio. Dê exemplos de algumas espécies encontradas em cada lugar.
- Identificar num mapa os principais rios em seu continente. Conhecer pelo menos 5 dos exploradores, que tenham explorado um dos rios. Leia uma história sobre um dos exploradores.
- O que é uma lagoa marginal? Descreva como é formada.
- Liste pelo menos cinco peixes, que vivem em um rio ou riacho.
- Liste pelo menos cinco plantas, que vivem na água, ao longo de um rio ou riacho.
- Relacione pelo menos cinco aves que vivam num rio, ou nas suas imediações.
- Liste pelo menos cinco mamíferos, que vivem na água ou ao longo do curso de rio ou riacho.
- Faça um relatório apresente oralmente a história de uma espécie de planta ou animal introduzida neste bioma. Incluir de onde ela veio, os problemas que ela causa e que medidas estão a ser tomadas para reduzir / eliminar o dano.
- Descreva uma espécie nativa desse bioma que está ameaçada, em vias de extinção ou extinta. Incluir algumas causas que contribuem para este facto.
- Cante uma canção sobre um rio ou riacho.
- Leia sobre o “Rio da Vida” mencionado na Bíblia.
- Desenvolver ou ler uma lição objectiva sobre um rio e conta-a como um louvor de Desbravador, uma história para crianças ou outro método aceitável aprovado por um instrutor.
- Faça pelo menos duas das seguintes actividades relacionadas com rios e riachos:
- Fotografar ou desenhar os organismos encontrados em amostras de água que tenha recolhido de um riacho.
- Caminhe ao longo de um riacho e liste as plantas e animais que observar.
- Visite uma grande cascata ou barragem, bem como explicar a dificuldade que esta representa para a vida selvagem.
- Recolher o lixo ao longo de um rio ou riacho.
- Produzir um vídeo informativo com uma duração de 60 segundos sobre algo relativo a estes biomas.
CATEGORIA
NATUREZA
NÍVEL
NÍVEL II
ANO DE INTRODUÇÃO
2012
CÓDIGO
—
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM
DIVISÃO NORTE AMERICANA (NAD)