ESPECIALIDADES

SOBREVIVÊNCIA

REQUISITOS

  • Esta especialidade foi desenhada para desbravadores a partir dos 14 anos.
  • O desbravador, para se candidatar à especialidade, deverá ter pelo menos a classe de Mensageiros concluída, no clube, ou, eventualmente participar com sucesso, numa classe avançada de pesquisadores ou pioneiros.
  1. Possuir as seguintes especialidades:
    • Orientação
    • Arte de Acampar OU Campismo I e II
    • Fogueiras e cozinhas de acampamento
  2. Conhecer e saber explicar os seguintes textos, aplicando-os ao contexto da sobrevivência.
    • I Reis 17:5 e 6
    • I Reis 19:1 a 8
    • Daniel 1: 12 e 20
    • Mateus 3:4
    • Mateus 4:2
  3. Noções de psicologia da sobrevivência.
    • Conhecer as seguintes siglas, e o que cada qual representa.
      • Conceito CAAD – Calor; alimentação; água e descanso
      • Conceito CADE – Calor; alimento; decisão; esperança
      • Conceito PLACCA – Proteção; localização; água; comunicação; comida; abrigo
    • Compreender os seguintes conceitos e o modo como cada qual influencia a situação da sobrevivência.
      • Onde o espirito comanda (A importância de dominar as emoções)
      • Preparação (Deve ser anterior ao acontecimento)
      • Pânico e medo
      • Sobrevivência (A vontade de viver)
      • Solidão e aborrecimento (2 inimigos a combater)
      • Sobrevivência em grupo (A importância do líder)
  4. Equipamento básico
    • Roupa adequada e roupa de reserva
      • Noções sobre o sistema de camadas
      • Características dos têxteis
    • Saber os itens a colocar num Kit de sobrevivência básico. (Ex: Bússola; Canivete; Fósforos impermeabilizados; Vela; Lápis; Pastilhas purificadoras de água; Cordão; Fio serra; Alfinetes; Instruções de sobrevivência; Espelho sobrevivência; Recipiente para água; Cordão de nylon; Manta térmica)
    • A regra dos “5 C’s” – Container; Cover; Cutting device; Cord; Combustion device;
    • Criar um kit de sobrevivência básico para uso pessoal.
  5. Orientação
    • Orientação com carta e bússola.
      • Demonstrar competências na leitura e interpretação de cartas.
      • Aprender a determinar a sua posição – Triangulação.
      • Realizar um percurso de orientação saindo de um ponto desconhecido e tendo de chegar a um ponto de destino pré-definido.
    • Orientação sem bússola
      • Orientação durante o dia recorrendo ao sol
      • Demonstrar o método do relógio e da vara
      • Orientação durante a noite recorrendo a conceitos de astronomia – como identificar o Norte.
  6. Deslocações
    • Perceber os seguintes conceitos na planificação e execução de uma deslocação em condições de sobrevivência:
      • Orientação da passada
      • Pontos de referência
      • Movimento em linha reta
      • Registo das deslocações, das direções tomadas e dos pontos de referência utilizados.
      • Deixar informações para equipe de salvamento.
    • Saber fazer uma previsão da velocidade de marcha de acordo com as seguintes condicionantes:
      • Condições atmosféricas: temperatura; sol; chuva, vento….
      • Condição física
      • Terreno
      • Distância
    • Explicar de que modo, os seguintes tipos de terreno influenciam a deslocação em sobrevivência:
      • Vegetação cerrada
      • Terreno montanhoso
      • Massas de água
    • Explicar dois métodos de medição de largura de um rio e demonstrar um.
    • Conhecer três métodos de atravessar uma massa de água e demonstrar um.
    • Explicar os princípios de realização do “rappel expedito”.
  7. Sinalização – Conhecer pelo menos 8 sinais do código internacional de sinais.
    • Não posso prosseguir
    • Direção a seguir
    • Sigo nesta direção
    • Tudo bem
    • Local seguro para aterrar
    • Negativo
    • Afirmativo
    • Não entendi
      Como alternativa aprender 5 sinais terra-ar, feitos com o corpo.
  8. Primeiros socorros
    • Higiene básica – Prevenção de doenças
    • Medidas básicas
      • RCR
      • ACHE
      • Feridas
      • Queimaduras
      • Fraturas e luxações
  9. Conhecimentos básicos de sobrevivência
    • Ações imediatas.
      • Afastar-se do perigo imediato
      • Verificar a existência de ferimentos
      • Construir um abrigo temporário e prepare uma fogueira
      • Descansar e descontrair-se até que o choque e a fadiga desapareçam
    • Ter noções de abrigos e saber executá-los tendo em conta:
      • Escolha do local
      • Tipo de abrigos
      • Camas
    • Ter noções básicas de climatologia, que o habilitem a entender as variáveis do tempo de forma a poder prever variações súbitas, tendo em conta
      • Ventos
        • Direção (Em Portugal os ventos dominantes são de norte)
        • Fator vento-frio (Wind chill factor)
      • Nuvens (interpretação)
      • Fumo
        • Vertical = bom tempo
        • Eleva-se pouco e desfaz-se = mau tempo
      • Cor do céu
        • “Céu vermelho à noite, alegria do marinheiro. Céu vermelho de manhã, acautelem-se os marinheiros”
      • Humidade
        • “Orvalho na relva, chuva ausente. Relva seca ao alvorecer, chuva ao anoitecer”
      • Voo das aves e insetos (mais baixo = tempestade)
    • Perigos a que se pode estar sujeito em ambiente hostil
      • Plantas (Conhecer as regras da comestibilidade)
      • Animais
      • Doenças
      • Água (potabilidade)
    • Conhecer e saber executar formas de procurar e tratar a água
      • Desidratação
        • Limites (esforço; temperatura)
        • Regras (No tempo frio e quente)
      • Contaminação
      • Como procurar
        • Trilhos
        • Insetos
          • Abelhas = água a, até 5 kms
          • Moscas = água a, até 100m
          • Formigas
        • Arbustos e árvores
      • Condensador de água
      • Método SODIS
      • Lifepipe
    • Conhecer e saber executar as regras que permitem a obtenção de fogo.
      • Com fósforos
        • Combustível
        • Mecha
        • Localização
      • Sem fósforos
        • Sol e lente
        • Pederneira e aço
        • Fricção da madeira
    • Conhecer e saber executar cozinhas de campo e artefactos para acondicionar e proteger os alimentos.
      • Cozinhas de campo
      • Conservação
      • Armazenamento
    • Conhecer e saber executar armadilhas que lhe permitam capturar animais.
      1. Como fazer
      2. Onde colocar
    • Conhecer e saber executar artefactos de pesca
      • Isco
      • Anzóis
      • Linhas corridas
      • Pescar com negaça
      • Rede; arpão; armadilhas
    • Conhecer e saber que plantas são comestíveis na sua zona de atividades, bem como, a forma de as cozinhar ou usar para que se aproveitem ao máximo as suas disponibilidades
      • Regras gerais de comestibilidade
    • Conhecer e saber usar o vestuário adequado às condições do ambiente em que se encontra em sobrevivência.
  10. Conhecer e saber usar cordas, de forma a obter amarras e nós seguros 10.1) Saber fazer e conhecer a utilidade dos seguintes nós:
    • Lais de guia
    • Escota
    • Pescador
    • Direito
    • Oito
    • Prussik
  11. Participar numa atividade real que simule as condições da sobrevivência durante um período mínimo de 24 horas, utilizando exclusivamente os conhecimentos e recursos materiais lecionados durante a aprendizagem da especialidade.
    • Durante esta atividade, executar:
      • Um abrigo natural
      • Uma cama natural
      • Acender uma fogueira, sem fósforos
      • Captar ou obter água potável
    • Possuir um Kit de sobrevivência

Bibliografia:

  • Enciclopedia Ilustrada de la Supervivencia, Andrea Mercanti
  • Manual de Supervivencia, Carlos Costa de Rioja
  • Manual de Sobrevivência, Publicações Europa América, Arte de viver
  • Manual de supervivencia, John Wiseman
  • Manual completo de supervivencia, Hugh McManners
  • SAS survival guide, Collins Gem
CATEGORIA

RECREAÇÃO

NÍVEL

NÍVEL III

ANO DE INTRODUÇÃO

2014

CÓDIGO

INSTITUIÇÃO DE ORIGEM

PORTUGAL