ESPECIALIDADES
SOBREVIVÊNCIA
REQUISITOS
- Esta especialidade foi desenhada para desbravadores a partir dos 14 anos.
- O desbravador, para se candidatar à especialidade, deverá ter pelo menos a classe de Mensageiros concluída, no clube, ou, eventualmente participar com sucesso, numa classe avançada de pesquisadores ou pioneiros.
- Possuir as seguintes especialidades:
- Orientação
- Arte de Acampar OU Campismo I e II
- Fogueiras e cozinhas de acampamento
- Conhecer e saber explicar os seguintes textos, aplicando-os ao contexto da sobrevivência.
- I Reis 17:5 e 6
- I Reis 19:1 a 8
- Daniel 1: 12 e 20
- Mateus 3:4
- Mateus 4:2
- Noções de psicologia da sobrevivência.
- Conhecer as seguintes siglas, e o que cada qual representa.
- Conceito CAAD – Calor; alimentação; água e descanso
- Conceito CADE – Calor; alimento; decisão; esperança
- Conceito PLACCA – Proteção; localização; água; comunicação; comida; abrigo
- Compreender os seguintes conceitos e o modo como cada qual influencia a situação da sobrevivência.
- Onde o espirito comanda (A importância de dominar as emoções)
- Preparação (Deve ser anterior ao acontecimento)
- Pânico e medo
- Sobrevivência (A vontade de viver)
- Solidão e aborrecimento (2 inimigos a combater)
- Sobrevivência em grupo (A importância do líder)
- Conhecer as seguintes siglas, e o que cada qual representa.
- Equipamento básico
- Roupa adequada e roupa de reserva
- Noções sobre o sistema de camadas
- Características dos têxteis
- Saber os itens a colocar num Kit de sobrevivência básico. (Ex: Bússola; Canivete; Fósforos impermeabilizados; Vela; Lápis; Pastilhas purificadoras de água; Cordão; Fio serra; Alfinetes; Instruções de sobrevivência; Espelho sobrevivência; Recipiente para água; Cordão de nylon; Manta térmica)
- A regra dos “5 C’s” – Container; Cover; Cutting device; Cord; Combustion device;
- Criar um kit de sobrevivência básico para uso pessoal.
- Roupa adequada e roupa de reserva
- Orientação
- Orientação com carta e bússola.
- Demonstrar competências na leitura e interpretação de cartas.
- Aprender a determinar a sua posição – Triangulação.
- Realizar um percurso de orientação saindo de um ponto desconhecido e tendo de chegar a um ponto de destino pré-definido.
- Orientação sem bússola
- Orientação durante o dia recorrendo ao sol
- Demonstrar o método do relógio e da vara
- Orientação durante a noite recorrendo a conceitos de astronomia – como identificar o Norte.
- Orientação com carta e bússola.
- Deslocações
- Perceber os seguintes conceitos na planificação e execução de uma deslocação em condições de sobrevivência:
- Orientação da passada
- Pontos de referência
- Movimento em linha reta
- Registo das deslocações, das direções tomadas e dos pontos de referência utilizados.
- Deixar informações para equipe de salvamento.
- Saber fazer uma previsão da velocidade de marcha de acordo com as seguintes condicionantes:
- Condições atmosféricas: temperatura; sol; chuva, vento….
- Condição física
- Terreno
- Distância
- Explicar de que modo, os seguintes tipos de terreno influenciam a deslocação em sobrevivência:
- Vegetação cerrada
- Terreno montanhoso
- Massas de água
- Explicar dois métodos de medição de largura de um rio e demonstrar um.
- Conhecer três métodos de atravessar uma massa de água e demonstrar um.
- Explicar os princípios de realização do “rappel expedito”.
- Perceber os seguintes conceitos na planificação e execução de uma deslocação em condições de sobrevivência:
- Sinalização – Conhecer pelo menos 8 sinais do código internacional de sinais.
- Não posso prosseguir
- Direção a seguir
- Sigo nesta direção
- Tudo bem
- Local seguro para aterrar
- Negativo
- Afirmativo
- Não entendi
Como alternativa aprender 5 sinais terra-ar, feitos com o corpo.
- Primeiros socorros
- Higiene básica – Prevenção de doenças
- Medidas básicas
- RCR
- ACHE
- Feridas
- Queimaduras
- Fraturas e luxações
- Conhecimentos básicos de sobrevivência
- Ações imediatas.
- Afastar-se do perigo imediato
- Verificar a existência de ferimentos
- Construir um abrigo temporário e prepare uma fogueira
- Descansar e descontrair-se até que o choque e a fadiga desapareçam
- Ter noções de abrigos e saber executá-los tendo em conta:
- Escolha do local
- Tipo de abrigos
- Camas
- Ter noções básicas de climatologia, que o habilitem a entender as variáveis do tempo de forma a poder prever variações súbitas, tendo em conta
- Ventos
- Direção (Em Portugal os ventos dominantes são de norte)
- Fator vento-frio (Wind chill factor)
- Nuvens (interpretação)
- Fumo
- Vertical = bom tempo
- Eleva-se pouco e desfaz-se = mau tempo
- Cor do céu
- “Céu vermelho à noite, alegria do marinheiro. Céu vermelho de manhã, acautelem-se os marinheiros”
- Humidade
- “Orvalho na relva, chuva ausente. Relva seca ao alvorecer, chuva ao anoitecer”
- Voo das aves e insetos (mais baixo = tempestade)
- Ventos
- Perigos a que se pode estar sujeito em ambiente hostil
- Plantas (Conhecer as regras da comestibilidade)
- Animais
- Doenças
- Água (potabilidade)
- Conhecer e saber executar formas de procurar e tratar a água
- Desidratação
- Limites (esforço; temperatura)
- Regras (No tempo frio e quente)
- Contaminação
- Como procurar
- Trilhos
- Insetos
- Abelhas = água a, até 5 kms
- Moscas = água a, até 100m
- Formigas
- Arbustos e árvores
- Condensador de água
- Método SODIS
- Lifepipe
- Desidratação
- Conhecer e saber executar as regras que permitem a obtenção de fogo.
- Com fósforos
- Combustível
- Mecha
- Localização
- Sem fósforos
- Sol e lente
- Pederneira e aço
- Fricção da madeira
- Com fósforos
- Conhecer e saber executar cozinhas de campo e artefactos para acondicionar e proteger os alimentos.
- Cozinhas de campo
- Conservação
- Armazenamento
- Conhecer e saber executar armadilhas que lhe permitam capturar animais.
- Como fazer
- Onde colocar
- Conhecer e saber executar artefactos de pesca
- Isco
- Anzóis
- Linhas corridas
- Pescar com negaça
- Rede; arpão; armadilhas
- Conhecer e saber que plantas são comestíveis na sua zona de atividades, bem como, a forma de as cozinhar ou usar para que se aproveitem ao máximo as suas disponibilidades
- Regras gerais de comestibilidade
- Conhecer e saber usar o vestuário adequado às condições do ambiente em que se encontra em sobrevivência.
- Ações imediatas.
- Conhecer e saber usar cordas, de forma a obter amarras e nós seguros 10.1) Saber fazer e conhecer a utilidade dos seguintes nós:
- Lais de guia
- Escota
- Pescador
- Direito
- Oito
- Prussik
- Participar numa atividade real que simule as condições da sobrevivência durante um período mínimo de 24 horas, utilizando exclusivamente os conhecimentos e recursos materiais lecionados durante a aprendizagem da especialidade.
- Durante esta atividade, executar:
- Um abrigo natural
- Uma cama natural
- Acender uma fogueira, sem fósforos
- Captar ou obter água potável
- Possuir um Kit de sobrevivência
- Durante esta atividade, executar:
Bibliografia:
- Enciclopedia Ilustrada de la Supervivencia, Andrea Mercanti
- Manual de Supervivencia, Carlos Costa de Rioja
- Manual de Sobrevivência, Publicações Europa América, Arte de viver
- Manual de supervivencia, John Wiseman
- Manual completo de supervivencia, Hugh McManners
- SAS survival guide, Collins Gem
CATEGORIA
RECREAÇÃO
NÍVEL
NÍVEL III
ANO DE INTRODUÇÃO
2014
CÓDIGO
—
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM
PORTUGAL