ESPECIALIDADES
SANGUE E SISTEMA IMUNITÁRIO
REQUISITOS:
- Ter a especialidade de Microscopia.
- Indicar os dois principais constituintes do sangue, assim como a sua percentagem normal.
- Nomear e desenhar sete tipos de células sanguíneas. Indicar a função de cada uma.
- Observar sangue humano no microscópio.
Contar 100 Leucócitos, e desenhar um gráfico que revele o número de cada um dos cinco tipos encontrados.
Qual o tipo mais comum e o menos comum? - Realizar uma das seguintes actividades e apresentar um relatório:
- Observar uma colheita de sangue feita por um profissional de saúde;
- Observar a circulação sanguínea em vasos capilares, em vídeo;
- Visitar um laboratório de análises clínicas;
- Visitar um banco de sangue.
- Quais são os dois gases transportados pelas células sanguíneas?
Explicar porque o sangue aparenta ser azul ou verde nas veias, mas quando há um corte, ele flui de cor vermelha.
Explicar o porquê de uma carência em ferro na dieta, poder causar alteração na coloração do sangue. - Explicar o mecanismo de coagulação do sangue quando ocorre uma ferida.
Como ajudam os primeiros socorros neste processo? - O que significa ser dador de sangue?
Se possível, conhecer o teu grupo sanguíneo.
Que tipos de sangue te podem ser dados?
Que tipos de sangue não te podem ser dados? Porquê? - Conhecer duas histórias bíblicas nas quais esteja envolvido o sangue.
Do que conheces acerca do sangue, porque pensas que a Bíblia o apresenta como um símbolo do poder salvador de Deus? - Enumerar dez hábitos de vida saudáveis que podem ajudar o teu corpo a permanecer saudável e a lutar contra a infecção.
Encontrar uma referência no espírito de profecia que suporte cada um.
Manter um registo durante três semanas, do número de vezes que praticas cada um desses hábitos de vida. - Definir cada um dos seguintes termos relacionados com o mecanismo de defesa do organismo: imunologia, inflamação, anticorpo, células memória, imunidade, vacina, alergia, histamina e anti-histamínico.
- A Urtiga (Urtica dioica) e o Pinheiro (Pinus pinaster) são plantas encontradas por Desbravadores com alguma frequência.
Saber identificá-las e como evitar reacções alérgicas às mesmas. O que fazer em caso de reacção alérgica a estas plantas? - Elaborar uma lista, o mais completa possível, das doenças infecciosas que já tiveste.
A quais estás imune? Explicar porquê. - Elaborar uma lista das vacinas que já te foram administradas e indicar quando deves ser vacinado novamente.
- Escrever um texto acerca de uma doença infecciosa à escolha (pelo menos 250 palavras).
- O que é SIDA? Como se transmite? Existe cura? Porque é tão devastadora?
- Encontrar três referências bíblicas à limpeza, controle ou propagação de doenças.
CATEGORIA
SAÚDE E CIÊNCIA
NÍVEL
NÍVEL II
ANO DE INTRODUÇÃO
2000
CÓDIGO
—
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM
CONFERÊNCIA GERAL