ESPECIALIDADES
SISTEMA NERVOSO E BEM-ESTAR
REQUISITOS:
- Legenda num diagrama ou num modelo de cérebro humano as seguintes estruturas: bolbo raquidiano, ponte, mesencéfalo, cerebelo, tálamo, hipotálamo, hipófise e cérebro. Refere brevemente a função de cada uma.
- O que é um neurónio? Desenha um neurónio e legenda as estruturas. Por onde entra e por onde sai a informação num neurónio?
- Explica como as drogas/fármacos afectam a função dos neurónios, especialmente na sinapse.
Compromete-te a nunca consumir drogas excepto por razões médicas. - O que é um reflexo? Realizar o teste do reflexo patelar em alguém.
(Instruções: Bater logo abaixo da rótula, enquanto a pessoa está sentada na borda de uma cadeira com as pernas penduradas).
Explicar porque é que isto ocorre (usar os seguintes termos na resposta: neurónio sensitivo, neurónio motor, medula espinal).
Porque é que os médicos usam este teste no exame físico? - O que é um neurónio sensitivo, e o que é “adaptação”? Demonstrar adaptação, fazendo o seguinte:
- Descansar o braço numa mesa e em seguida, colocar uma rolha pequena (ou algo muito leve) no braço.
Observar a sensação nesse momento e após um minuto sem mexer o braço. - Colocar um dedo de uma mão numa tigela com água fria e outro dedo da outra mão numa bacia com água quente.
Após 30 segundos, colocar os dedos numa tigela com água a temperatura ambiente.
Qual a sensação de temperatura sentida em cada dedo? - Qual a lição espiritual a retirar do conceito de adaptação?
- Descansar o braço numa mesa e em seguida, colocar uma rolha pequena (ou algo muito leve) no braço.
- Em que são semelhantes os sentidos do paladar e do olfacto? Em que diferem?
Legendar num esquema qual a parte da língua que responde a cada um dos seguintes sabores: doce, ácido, salgado, amargo.
Pedir a alguém para mergulhar um cotonete numa das seguintes soluções: água com açúcar (para doce), sumo de limão (para o ácido), água tónica sem gás (para o amargo) ou água salgada (para o salgado) e, em seguida, tocar levemente em diferentes partes da língua.
Observar que áreas da língua detectam o sabor da solução que está sendo testada.
Enxaguar a boca com água entre cada teste e usar um novo cotonete. - Desenhar um esquema das diversas partes do olho e explicar porque se tem um “ponto-cego”. Encontrar o teu “ponto-cego”.
Instruções: Colocar um pequeno ponto preto no centro de uma folha de papel branco. Fechar um olho e olhar em frente.
Segurar no papel em frente da cara, à distância dos braços esticados e mover o papel até o ponto “desaparecer”
(geralmente isto ocorre quando o ponto está apenas um pouco abaixo do nível do olho). - Descrever as três partes do ouvido e qual a função de cada uma. Explicar porque é que as seguintes actividades são nocivas para a audição:
- Ouvir música recorrendo a auscultadores;
- Introduzir um objecto comprido no ouvido;
- Assistir a um concerto de música em primeira fila, com a música muito;
- Não tratar correctamente uma otite;
- Estar atrás de um avião que tenha os motores ligados, num aeroporto.
- Fazer uma ou mais das seguintes actividades:
(algumas destas actividades deverão ser executadas com ajuda de um médico ou de um dentista, e/ou realizadas numa universidade)- Observar um electroencefalograma ou a execução de um e descrever o que se pode saber com este exame;
- Observar um teste efectuado com um “detector de mentiras”. Explicar sucintamente como funciona;
- Observar uma ressonância magnética ou a execução de uma e descrever o que se pode saber com este exame;
- Observar um neurónio num microscópio;
- Observar a administração de uma anestesia local ou geral e explicar como actua o anestésico;
- Observar um cérebro humano (fresco ou preservado).
- Enumerar 5 comportamentos que podem ajudar a proteger o cérebro de lesões.
- Fazer uma das seguintes actividades:
- Visitar e ajudar a cuidar de alguém com défice neurológico (mínimo 2h) e relatar quais são as suas necessidades especiais.
- Descrever sucintamente os seguintes distúrbios do sistema nervoso: doença de Alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, depressão major, síndrome de Down, doença de Huntington, tetraplegia e paraplegia.
- Encontrar pelo menos três referências Bíblicas relativas ao cérebro e/ou decisões a tomar na vida.
CATEGORIA
SAÚDE E CIÊNCIA
NÍVEL
NÍVEL II
ANO DE INTRODUÇÃO
1999
CÓDIGO
—
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM
CONFERÊNCIA GERAL