ESPECIALIDADES
ÍMANES I
REQUISITOS:
- De que é feito um íman?
- Lê a história grega – é uma lenda que nos conta como foi encontrado o primeiro íman e do porquê do nome que lhe foi dado.
- Quais os 3 principais tipos de ímanes?
- Ímanes permanentes.
- Ímanes temporários.
- Electroímanes.
- Onde é que são utilizados os ímanes?
- Completa três experiências magnéticas das que te são propostas a seguir:
- Caça ao Tesouro Magnético.
Espalha pela sala objectos que podem ser apanhados pelos ímanes e outros que não estejam magnetizados.
Ver quantos objectos cada criança consegue apanhar.
Sugestão: porcas, parafusos, folhas de estanho, clips, alfinetes, etc. - Rochas Minerais com Ferro.
Espalha várias rochas sobre uma mesa e vê se as crianças conseguem seleccionar aquelas que têm ferro e se as apanham com os seus ímanes. - Mover um Objecto com um Íman.
Pede a um amigo que segure numa folha de papel com as duas mãos, espalha por cima da folha limalha de ferro e por baixo da folha coloca o teu íman e desloca a limalha de ferro de uma ponta para a outra da folha, faz círculos e outras formas que te venham à cabeça.
Também podes fazer esta experiência com um clipe.
Repete a experiência e em vez do clipe e da limalha de ferro utiliza uma régua de plástico, um espelho, um papelão. Será que obténs os mesmos resultados? - Cria um íman.
Lança um prego de aço contra um íman de 25-30.
Desloca-o numa só direcção.- Quantos clipes podes apanhar de uma só vez?
- Uma unha é tão forte quanto o teu íman?
- Caça ao Tesouro Magnético.
- Lê e aprende de cor Hebreus 7:19 e Tiago 4:8.
RESPOSTAS:
A lenda sobre o ímã conta uma história que aconteceu à muito tempo, na cidade de nome Magnésia, que fica num lugar muito distante daqui, lá na Ásia.
Magnes andava pelos campos, a guardar o rebanho. Um dia, Magnes e o seu rebanho subiam uma montanha muito alta. Como o caminho era difícil e cheio de pedras, Magnes sentia necessidade de se apoiar a um cajado, que espetava no chão. Um cajado é um bastão usado para apoiar, como as bengalas de hoje em dia.
A certa altura Magnes parou, durante alguns instantes. Foi então que reparou que não podia mover o cajado. Ele estava bem agarrado ao chão.
“O que é que está a acontecer?”, perguntava Magnes à medida que se inclinava para examinar o cajado.
Para grande surpresa e espanto, verificou que a ponta do cajado estava fortemente agarrada a uma grande rocha preta, e que era preciso bastante força para retirá-lo.
O cajado de Magnes tinha sido atraído por uma magnetita, rocha que tem a propriedade de atrair o ferro. O nome magnetita foi atribuído a essa rocha pelos gregos em homenagem a Magnes.
Quando as pessoas souberam do acontecido, tiveram a ideia de quebrar a magnetita e verificar que materiais ela atraía. Só mais tarde descobriram que a magnetita é um ímã natural encontrado em várias partes do mundo.
CATEGORIA
ARTES E OFÍCIOS
NÍVEL
NÍVEL I
ANO DE INTRODUÇÃO
2006
CÓDIGO
—
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM
DIVISÃO NORTE-AMERICANA (NAD)